Digimax Medicina Diagnóstica

Selecione o exame





Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias para avaliação e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea). Por permitir a máxima precisão nos resultados e, principalmente nos exames comparativos, é o método por excelência para diagnosticar precocemente doenças que interferem no metabolismo ósseo.

A osteoporose, caracterizada tanto por uma deficiência quantitativa quanto qualitativa, pode levar à massa óssea a um grau de fragilidade, permitindo que fraturas ocorram por traumas mínimos.

O exame periódico de Densitometria Óssea permite detectar estados de redução da massa óssea, estimar a resistência óssea e avaliar o risco de futuras fraturas em pacientes com baixa massa óssea, principalmente na coluna lombar e fêmur, auxiliando no tratamento médico.

A Densitometria Óssea é um método rápido e preciso, totalmente não invasivo, com baixa emissão de Raio-X, tanto para o paciente quanto para o técnico. Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o "braço" do aparelho, que contém o gerador de Raio-X de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

Preparo e orientações