Entenda os diferentes tipos de Ressonância Magnética

Considerado o melhor exame de diagnóstico de imagem médica, a ressonância magnética é muito utilizada para análise de doenças ortopédicas, cardíacas, abdominais, neurológicas e cervicais, além de permitir diagnosticar câncer, infartos, fraturas, esclerose múltipla e infecções.


É completo e seguro, pois não emite radiação ionizante. Seu procedimento acontece por meio de campos magnéticos e impulsos de radiofrequência, onde o aparelho capta informações e transfere para um computador que decodifica a imagem em alta definição dividindo em plano horizontal, vertical e em camadas. O exame é indolor e pode durar em média 30 minutos.


Ao fazer o exame deve-se tomar cuidado para não usar joias ou qualquer objeto metálico, maquiagem, placas para fixação de ossos, marca-passos ou até mesmo tatuagens em que a tinta contém ferro, pois, por mais que não utilize radiação, o aparelho possuí um campo magnético muito forte.


A ressonância magnética é muito solicitada pelos médicos para esclarecer dúvidas em resultados de raios-X digital ou tomografia computadorizada, permitindo a escolha de uma alternativa mais eficaz para o tratamento da doença e para isso existem tipos de ressonância magnética específicas, como:


Ressonância Magnética para Articulações: avalia a articulação dos ossos, cartilagem, ligamentos, tendões e tecidos moles podendo diagnosticar artrite, artrose, além de ruptura de ligamentos e tendões, bursite e tendinite.


Ressonância Magnética para Abdome Superior:  indicado para problemas relacionados aos órgãos abdominais superiores, auxilia no diagnóstico como obstrução das vias biliares, pedras na vesícula, cálculo renal, tumores, entre outros.


Ressonância Magnética do Crânio: indicado para a investigação de malformações cerebrais, trombose cerebral (AVC), tumores cerebrais, inflamações, infecções cerebrais, Alzheimer, demência, entre outros.


Ressonância Magnética para Coluna: é considerado um exame completo para a coluna pois capta imagens de todos os lados da coluna auxiliando em um diagnóstico preciso em problemas como hérnia de disco, desvio de coluna, compressão dos nervos, doenças degenerativas e sistema nervoso central.


Ressonância Magnética Fetal: indicado para gestantes, auxilia no diagnóstico de malformação cerebral, pulmonar e renal do feto, além disso identifica defeitos na coluna, posição e profundidade da placenta.


Ressonância Magnética de Pelve: examina lesões em órgãos, tecidos e músculos localizados na pelve. Indicado principalmente para avaliar bexiga, útero e ovário na pelve feminina e próstata e vesícula na pelve masculina.


Também é indicado para identificar defeitos congênitos, traumas na região pélvica, infertilidade, dificuldade para urinar ou defecar, sangramentos vaginais, além de auxiliar no diagnóstico de doenças benignas como endometriose, cistos no ovário, câncer de pelve, entre outros.


Ressonância Magnética na Face: indicado para auxiliar na identificação de problemas como, desvio de septo, rinite, sinusite aguda ou crônica, entre outros.


A Ressonância Magnética é um dos exames mais completos e precisos da atualidade e na Digimax você conta com uma equipe qualificada e especializada pronta para lhe atender, com equipamentos dentro dos mais altos padrões tecnológicos.


Agende seu exame e conte com um serviço de excelência da Digimax Medicina Diagnóstica.


  • Compartilhar