Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Dor nas articulações: o que pode ser? 

A dor nas articulações, também conhecida como dor nas juntas, é muito comum e atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. As baixas na temperatura e a vinda do inverno, tende a aumentar e causar ainda mais dor.


Um estudo do IBGE em conjunto com a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor mostra que 42% dos brasileiros afirmam sofrer com algum tipo de dor e 37% afirmam sofrer com um incômodo crônico.


O desconforto e dor nas articulações pode ter impactos no dia a dia de uma pessoa, prejudicando atividades simples como caminhar, levantar um objeto, subir escadas e, até onde necessitam de mais esforço, como correr, saltar e praticar exercício físico. As articulações são estruturas complexas que fazem parte de todo o corpo, como elas estão em constante movimento, é comum ter algum problema nestas regiões.


As dores nas articulações podem aparecer em diversas zonas do corpo, tanto em grandes articulações como joelhos e quadris, como em pequenas articulações como dedos dos pés e mãos. Podem ser diversas as causas para o aparecimento desse desconforto, incômodo ou dor,  por isso, desenvolvemos este blog com os possíveis problemas. Continue lendo e conheça.


Causas para a dor nas articulações


As articulações diariamente sofrem com a pressão e movimentos do cotidiano, principalmente os joelhos, que absorvem grande parte do peso do corpo. Com o avançar da idade, a probabilidade de sentir dor nesta região aumenta.


Para identificar as causas é necessário consultar um médico e realizar exames, um deles é a ultrassonografia das articulações, realizado na Digimax.


Esforço excessivo do joelho: as articulações dos joelhos são muito vulneráveis a lesões e dores. Isso porque eles absorvem grande parte do corpo, por isso, é comum que o excesso de peso e de esforço, que acontece ao correr e saltar, podem lesionar as articulações desta região.


Torção do joelho: o inchaço, as dores e aquela sensação desconfortável ao dobrar o joelho, podem ser resultado de alguma torção, causados por um movimento brusco ou lesão na área.


Artrite: este é o principal motivo das dores nas juntas, causando dor, deformidades e dificuldade de movimentação. Os fatores de risco para a artrite é traumatismo, desgaste natural da articulação e o excesso de peso.


Bursite: esta é uma inflamação do tecido do interior das articulações. Os sintomas da bursite são dificuldade de movimentação, sensação de formigamento e fraqueza.


Infecção causada por vírus: a sensação de dor em todas as articulações do corpo pode ser causada por infecção dos vírus da dengue, Zika ou Chikungunya.


Gota: popularmente conhecida por doenças dos reis, a gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações e apresenta sintomas como dor e inflamação.


Fibromialgia: é uma doença que causa dor crônica generalizada nas articulações e sensibilidade nos músculos e tendões. Artrose: doença caracterizada pela degeneração das cartilagens, principalmente as articulações das mãos, joelhos e quadril.


Como evitar a dor nas juntas


Adotar alguns hábitos pode ajudar a evitar a dor nas articulações. Como você viu acima, o excesso do peso é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas a dor nas articulações.


Por isso, o controle do peso, adotando uma alimentação adequada e exercícios físicos ajudam a manter as articulações saudáveis. Além de ajudar no controle do peso, o exercício físico é essencial para manter o bom funcionamento das articulações, pois fortalecem os músculos e reduzem a sobrecarga nas juntas, aliviando as dores.


Lembre-se sempre de alongar antes e depois das atividades físicas. Faça alongamentos também durante o dia, para manter o corpo flexível e as articulações com movimentos mais suaves.


Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para lhe ajudar a manter as articulações saudáveis e sofrer menos com dores.

Sempre que perceber qualquer sintoma, procure um médico. 

Continue acompanhando dicas para sua saúde, siga a Digimax no Instagram  e curta no Facebook.


  • Compartilhar