Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Principais dúvidas sobre ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame que auxilia a ter um diagnóstico mais ágil e claro. Isso, porque com este exame é possível ver detalhadamente a região de um corpo, encontrando rapidamente e com precisão as lesões que afetam a área.

 

Com o exame é possível ter uma visão panorâmica da região afetada, algumas vezes em três dimensões. Veja mais sobre o que é e para que serve a ressonância magnética clicando aqui.


É comum ter incertezas em relação ao exame, por isso, trouxemos as principais sobre ressonância magnética. Continue lendo e confira. 

 

Posso agendar uma ressonância magnética sem requisição médica?

Esta é uma dúvida bem frequente. Somente é possível agendar um exame de ressonância magnética com a requisição do médico. O exame deve ser feito a partir dos seus sintomas ou dentro de um checkup para avaliar sua saúde.


Esta indicação médica é necessária para ter clareza do local que precisa ser estudado e o tipo de exame. Além de ser uma solicitação regulamentada por meio da Lei nº 12.842/13. 

 

Quando o exame é indicado?

Comumente é indicado em situações em que é necessário avaliar com mais precisão e detalhamento alguma região do corpo. O médico pode solicitar a ressonância magnética em casos em que outros exames não conseguirem mostrar com precisão a lesão do tecido. 


Normalmente o médico indica a ressonância magnética para visualizar com detalhes as partes moles do corpo, como músculos e órgãos. 

 

Tenho medo de lugares fechados, posso fazer o exame?

Os aparelhos que fazem a ressonância magnética normalmente são em forma de túnel, o que pode causar desconforto em pessoas que tem medo de lugares fechados. 


Aqui na Digimax, o exame de ressonância magnética é realizado em um aparelho moderno, onde as duas extremidades são abertas, o túnel tem uma circunferência mais ampla e mais curta que o aparelho convencional. 


Com isso, o ambiente fica mais largo e iluminado, deixando um espaço confortável para o paciente. Solicite um contato para saber mais detalhes do exame clicando aqui.

 

O que é contraste? 

O contraste é uma solução utilizada para ressaltar as imagens da ressonância magnética. É totalmente seguro para o paciente e é utilizada na maioria dos exames, especialmente, nos que avaliam o abdômen, crânio e regiões de difícil visualização. 

 

É necessária alguma preparação antes do exame?

Aqui na Digimax, é recomendado comparecer com o cabelo seco, sem cremes ou gel e com o mínimo de maquiagem possível. Caso você faz uso de próteses dentárias móveis, aparelho ortodôntico ou aparelho de audição, é necessário tirá-los antes da realização do exame.

 

Também indicamos fazer jejum de 3 horas. Caso você tenha alergias respiratórias, como asma, informe para a equipe médica, será necessário a utilização de medicação antes da realização do exame. 

 

E após o exame, existe alguma recomendação?

A ressonância magnética não tem nenhum efeito colateral, o paciente pode exercer suas atividades diárias normalmente. A única recomendação é quando é utilizado o contraste durante o exame, é indicado beber bastante líquido para eliminar ele do corpo, pois ele sai pela urina. 

 

A ressonância magnética tem alguma contraindicação?

Como o aparelho gera um campo magnético forte, o exame é contraindicado para pessoas que portam equipamentos médicos feitos de ferro, como marcapasso cardíaco e clip de aneurisma cerebral. 

 

Sou gestante, posso fazer ressonância magnética?

Não há nenhum estudo que comprove que a ressonância magnética pode ter impactos em uma gravidez com menos de doze semanas. Mas, acima de doze semanas de gravidez não há nenhum problema em realizar o exame. 


Após as doze semanas, o exame é, inclusive, indicado para avaliar se o feto tem má formação. 

 

A ressonância magnética na Digimax

O exame de ressonância magnética realizado na Digimax conta com um aparelho tecnológico de alta definição. Um dos diferenciais é a sua circunferência mais ampla e às duas extremidades abertas, deixando o ambiente mais confortável e iluminado. 


Tem alguma dúvida sobre o exame de ressonância magnética realizado na Digimax? Clique aqui e solicite um contato.

 

 


  • Compartilhar