Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Principais causas das dores abdominais

As dores abdominais são bastante comuns, também chamadas de dor de barriga ou dor de estômago, ficam localizadas na região entre a virilha e tórax. Como é uma área grande, com muitos órgãos, o diagnóstico muitas vezes é um desafio.


Em muitos dos casos, a dor abdominal não é indício de uma doença maligna, porém, quando a dor é muito forte, frequente e é acompanhada de outros sintomas, como diarreia por um período maior de 10 dias ou com sangue, febre e vômitos, é necessário visitar um médico com urgência.


Principais causas das dores abdominais


A dor nesta região pode vir nas mais diversas intensidades e lugares. Definir a intensidade e o local pode ajudar no diagnóstico. Por isso, desenvolvemos este blog post com as POSSÍVEIS causas das dores abdominais. Continue lendo e entenda mais sobre este desconforto.


Apendicite


Muitas dores com a sua origem na parte superior do abdômen são relacionadas a apendicite, por ser uma doença conhecida. A doença comumente atinge pessoas entre 10 a 30 anos.


A apendicite se trata de uma inflamação do apêndice e provoca dores fortes no abdômen, que começam de forma repentina, principalmente ao redor do umbigo. As fortes dores vêm acompanhadas de outros sintomas, como diarreia ou constipação, tremores, enjoo, calafrios, febre e vômitos.


Angina


O termo angina é utilizado para chamar a dor ou desconforto no peito (tórax) que são regulares. Ou seja, sempre que o coração do paciente trabalha mais, como em atividades físicas, baixas temperaturas e emoções fortes, e após o evento, a dor é cessada.


Também é utilizada em casos onde a dor inicia em atividades físicas de menor intensidade, onde sua duração é maior que 20 minutos e não melhora mesmo com o uso de medicações. Estas dores podem ser sinais de doenças associadas ao coração, como arterial coronária e arritmias. Em caso de dores frequentes e falta de ar, procure um médico.


Hepatite A


A Hepatite A também é uma causa da dor na parte superior do abdômen. A doença é uma inflamação do fígado ocasionada por um vírus. Além da dor no fígado, os sintomas da Hepatite A são náuseas e vômito, dor nos músculos, cansaço, perda de apetite, urina escura e olhos amarelados.


Endometriose


A endometriose é uma das causas que provocam dor na parte inferior do abdômen. Além da dor localizada no baixo abdômen, a endometriose ocasiona cólicas, sangramentos fora da menstruação, dor em relações sexuais, entre outros sintomas...


Cálculo renal


Popularmente chamada de pedras nos rins, o cálculo renal é uma das razões das dores na parte superior do abdômen. A doença é causada por pequenos cristais que se acumulam nos rins e órgão do sistema urinário. Além das dores, o cálculo renal tem sintomas como enjoo, febre, vontade de fazer xixi mais frequente e com dor e vômito.


Câncer de estômago


O câncer de estômago é facilmente confundido com outras doenças gástricas, como azia, gastrite e úlceras, por causa dos seus sintomas similares.


Além da dor no estômago, o câncer de estômago proporciona sensação de inchaço e saciedade após comer, mesmo comendo uma pequena quantidade de alimento, azia, indigestão intensa e intermitente, vômitos frequentes, diarreia e/ou constipação.


Conheça mais sintomas, fatores de risco e exames necessários para diagnosticar o câncer de estômago clicando aqui.


Ao observar qualquer sintoma, procure um médico.


  • Compartilhar