Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Mulher: 4 dicas para manter a saúde em dia

Garantir a qualidade de vida é uma das principais preocupações das mulheres, independente da sua idade. O cuidado com a saúde é essencial para manter o equilíbrio em todas as atividades do dia.


Manter a saúde em dia não pode ser um desafio, apenas algumas mudanças de hábitos podem ter um impacto gigantesco na qualidade de vida da mulher. Por exemplo, incluir alimentos saudáveis nas refeições e realizar exames preventivos


Mulher: 4 dicas para manter a saúde em dia


Separamos algumas dicas que ajudarão a manter o bem-estar mental e físico, além de contribuir para desfrutar de dias mais saudáveis e tranquilos ao longo da vida.


Fique atenta a alimentação


Uma alimentação saudável é um dos principais pontos para manter a saúde da mulher em dia. Adicionar às refeições alimentos ricos em nutrientes ajudam a evitar os sintomas desagradáveis durante todo o ciclo fértil da mulher. Manter uma alimentação leve e balanceada tem inúmeros benefícios para cada fase da vida da mulher.


Para aliviar a TPM, é indicado alimentos ricos em fibras, vitaminas e cálcio, como granola, ômega 3, linhaça dourada. O magnésio e cookies ajudam a reduzir a vontade por doces neste período.


Mantenha-se hidratada. A água tem muitos benefícios para a saúde em geral. Nas mulheres, a hidratação ajuda a reduzir o inchaço deste período e diminui os sintomas da TPM.


Na gravidez, a alimentação certa também tem efeitos positivos. São indicados alimentos saudáveis que são fontes de proteína, fibras e nutrientes, como aveia e arroz agulhinha.


Para garantir o maior número de nutrientes possíveis, invista em refeições coloridas. Os nutrientes são responsáveis por dar cor aos alimentos, além de auxiliar no bom funcionamento do corpo. Outra dica importante é não exagerar no consumo de cálcio. O excesso de alimentos ricos em cálcio pode aumentar os riscos de doenças cardíacas e de pedras nos rins.


Tenha uma boa noite de sono


Ter uma boa noite de sono é revigorante, não é mesmo? Mas não é somente este benefício que dormir bem proporciona. Além disso, dormir entre 7 e 8 horas ininterruptas, pode ajudar a memória, aprendizado, produtividade, criatividade e estabilidade emocional.


Ainda, manter boas noites de sono ao longo da vida, pode ajudar a previnir doenças, como depressão, hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.


Faça exames regularmente


Para saber se está tudo bem, mantenha um acompanhamento da saúde fazendo exames regularmente. Também chamados de exames de rotina, devem fazer parte de toda vida da mulher. A prevenção é a melhor forma de manter a qualidade de vida em todas as fases da mulher.


Devem entrar na lista de check-up da mulher exames como glicemia, densitometria óssea, colesterol, mamografia, papanicolau, hemograma, raio-x, entre outros.


Pratique exercícios


Outro hábito que traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, é a pratica de exercícios. A regularidade na combinação de exercícios aeróbicos e de resistência/peso ajuda a previnir doenças como câncer, artrite, diabetes e doenças cardíacas. Os exercícios também podem ter um impacto positivo no humor da mulher.


A explicação é porque os níveis de endorfina aumentam com os exercícios, e podem ser sentidos até 2 horas depois da sua liberação. A endorfina é o hormônio do prazer, por isso, quando você termina os exercícios ela dispara mensagens de bem-estar, recompensa, ânimo e relaxamento para o restante do corpo. Além disso, ajudam na autoestima da mulher.


Conclusão


Como você viu, melhorar a qualidade de vida e manter a saúde da mulher não é difícil, basta mudar alguns hábitos.

Clique aqui e confira os exames de imagem para cada fase de vida da mulher.


  • Compartilhar