Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Mitos e verdades sobre ultrassonografia obstétrica

Esse exame é fundamental para observar a movimentação e posicionamento do feto no útero da mãe. Apesar disso, existem muitos mitos sobre a ultrassonografia obstétrica divulgados em conteúdos, matérias e até mesmo em conversas com familiares.


Para começo de conversa é importante mencionar que é normal ouvir muitos conselhos e ditos populares à respeito do exame de ultrassom. Existem muitas informações por aí, por isso produzimos esse conteúdo. Boa leitura!


Fazer muitos exames de ultrassonografia podem prejudicar o bebê

Mito. Essa é uma das maiores inverdades sobre o exame, o método é considerado seguro e não gera efeito colateral algum para o feto. 


Nem todo ultrassom precisa de preparo

Verdade. Cada exame de ultrassonografia segue a orientação de cada clínica ou hospital onde será realizado. Na dúvida, pergunte se é preciso se preparar antes da realização do exame. 


Não pode comer antes do exame de ultrassom

Mito. Quando a gestante está há muito tempo sem comer ou em jejum, a movimentação do feto é prejudicada e pode levar o médico que lhe atende a entender que seu bebê não está bem.

Muitas mamães ouvem que consumir chocolate ou doces antes do exame, faz com que o feto mexa-se. Essa é uma das verdades, pois a glicose do chocolate tem grande poder estimulador, o que leva a essa reação. 


Ultrassom 3D pode ser realizado a qualquer momento

Essa é uma verdade, você pode realizar o ultrassom 3D quando desejar. No entanto, no início da gravidez é possível ter a projeção da imagem do corpo todo, depois do segundo trimestre, partes como mãos, pés, rosto, entre outros. Para a visualização bem detalhada, com o contorno do rosto, só é possível de 26 a 30 semanas. 


O exame de ultrassom causa radiação

Grande mito. As ondas do ultrassom são sonoras, em alta frequência, onde formam a imagem do seu bebê. Exames que usam a radiação é a radiografia e tomografia, por isso devem ser realizados apenas com indicação e acompanhamento médico. 


Fazer ultrassonografia obstétrica antes da 12ª semana faz mal ao feto

Outro mito. Da 5ª a 8ª semana de gestação é possível verificar o volume de embriões, localização e o tempo de gravidez. A partir da 6ª semana já é possível ouvir o coração do bebê. Portanto, não faz mal algum ao feto. 


Quer saber mais sobre ultrassom?

Como você viu em nosso conteúdo, há muitos mitos e verdades sobre o ultrassom obstétrico. Esperamos que nosso post tenha ajudado a esclarecer muitas das suas dúvidas.      

Caso precise de ultrassom com alta definição, rápido e realmente de qualidade, a Digimax faz. Clique aqui e agende seu exame na unidade mais próxima de você.      

 


  • Compartilhar