Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Lombalgia, o que é e como tratar?

Estimativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia aponta que entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida

 

Inflamação, má postura ou sobrepeso. Várias podem ser as causas da lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas, que prejudica a qualidade de vida e o dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. 


Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a dor nas costas é um problema extremamente corriqueiro e é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, perdendo apenas para os resfriados.


Para explicar sobre essa dor que ocorre na região lombar inferior, preparamos um conteúdo, continue lendo e confira.


O que é lombalgia?


A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior, ou seja, mais próximo da bacia. Não é considerada uma doença e sim um tipo de dor originada por diferentes causas.


A dor nas costas pode ser aguda (com duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (com duração maior que 3 meses).


O que causa a dor nas costas?


Os casos mais frequentes de lombalgia são causados pela má postura para sentar, deitar, caminhar ou por carregar peso em excesso.


Além disso, também pode ser causa de dor alguma inflamação, infecção, artrose ou até mesmo a hérnia de disco.


Diagnóstico 


Para o diagnóstico, o médico reunirá o histórico de dor relatado pelo paciente, além de um exame físico detalhado.


Para auxiliar, o profissional pode solicitar o apoio de exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.


Esses exames proporcionam imagens detalhadas que permitem identificar qualquer alteração, agilizando o diagnóstico e o futuro tratamento.


Mas, dor nas costas tem tratamento?


Após o diagnóstico da origem da dor, o médico poderá indicar o uso de medicações como analgésicos, antiinflamatórios ou relaxantes musculares.


Normalmente, a prática de exercícios como o alongamento e fortalecimento muscular, além da reeducação postural auxiliam na reabilitação, pois diminuem a dor e evitam o retorno, o que proporciona mais qualidade de vida.


Ainda, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Radiologia, apenas de 1 a 2% dos pacientes que apresentam dor na coluna necessitam de cirurgia.


É possível evitar a lombalgia?


Corrigir a postura, tanto quando sentar no trabalho, na escola ou no carro, é uma parte muito importante para evitar ou minimizar essa dor.


A prática de atividades físicas auxilia para o fortalecimento dos músculos.


Para auxiliar, preparamos o conteúdo Dor nas costas: como evitar com dicas para evitar ou minimizar a temida dor nas costas.

 

Clínica referência em exames de imagem


Ao perceber a dor lombar, procure ajuda especializada e evite a automedicação. O ideal é ser avaliado e diagnosticado o quanto antes para um tratamento eficaz.


A Digimax Medicina Diagnóstica é referência em exames de imagem, com atendimento em hospitais e clínicas nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.


Conta com equipamentos modernos e um corpo clínico formado por mestres e doutores, com formação no Brasil e exterior, oferecendo diagnósticos ágeis e precisos.


Agende a ressonância magnética da coluna lombar ou a tomografia computadorizada em uma das unidades do grupo.


Tem alguma dúvida sobre os exames da Digimax? Clique aqui e solicite um contato agora mesmo.


  • Compartilhar