Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Gravidez planejada: o que fazer.

Engravidar é uma decisão importante para o casal, porque transforma a rotina e a saúde mental e física dos pais, por isso, o planejamento é parte essencial do processo. Antes mesmo de tomar esta decisão, é preciso levar algumas considerações em conta. Estão decididos que chegou a hora de ter um bebê?


É aconselhável tomar alguns cuidados para garantir a sua saúde da mãe, do pai e do bebê. Para isso, separamos 7 atitudes para serem colocadas em prática para obter sucesso na gravidez planejada. Continue lendo e confira.


Cuide da saúde


O primeiro passo do planejamento também é o mais precioso da jornada, a saúde. É recomendado que tanto a mulher como o homem façam exames para verificar como anda a saúde.


É importante encontrar um médico que o casal sinta confiança, para acompanhar todo o período, desde o planejamento até a gravidez. Ele vai orientar sobre os passos para ter uma gravidez equilibrada e sadia.


Faça o maior número de exames possível, como os de sangue, urina, ultrassom para futura mamãe e caso seja necessário, um espermograma para o futuro papai. Também é importante fazer exames para identificar doenças infecciosas, como Hepatite B ou C, Toxoplasmose, Citomegalovírus, Sífilis, HIV e Rubéola.


Tome ácido fólico


O ácido fólico é parte importante da rotina de quem está planejando engravidar. Isso, porque ajuda na boa formação do sistema nervoso e multiplicação celular dos tecidos, além de evitar problemas de má formação no cérebro do bebê.


Antes mesmo de fazer os exames necessários, a mulher já pode começar a tomar o ácido fólico, que é vendido sem receita médica nas farmácias. A dose ideal recomendada é de pelo menos 400 microgramas ao dia.


Vá ao dentista


Durante a gestação, é comum as mulheres sofrerem com problemas dentários, isso acontece devido as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Por isso, se engravidar está nos seus planos, é importante fazer um check-up, desta forma evitando o desconforto de problemas mais sérios durante os nove meses da gestação.


Diminua o ritmo


Assim que tomar a decisão de engravidar, comece a pegar mais leve. Ou seja, diminua o ritmo da balada, reduza ou elimine o cigarro, o consumo de drogas e de bebidas alcoólicas, elas podem provocar aborto espontâneo ou parto prematuro.


As substâncias nocivas permanecem por algum tempo no organismo, por este motivo é aconselhável parar algum tempo antes de engravidar. Também é indicado que o pai do bebê pare com o cigarro por um tempo, pois o fumo passivo afeta a fertilidade feminina e a contagem de espermatozoides do homem.


Reduza o cafezinho


O cafezinho sagrado de todo dia também precisa diminuir. A cafeína afeta a capacidade do corpo em absorver ferro, elevando o risco de o bebê morrer ainda dentro do útero.


Há ainda, estudos que indicam que a cafeína pode afetar a fertilidade. A cafeína também é encontrada no chimarrão, refrigerantes e chás. Tome o cuidado de não abrir mão da cafeína de uma só vez, pois pode ocasionar fortes dores de cabeça.


Mude a alimentação


Uma gravidez planejada tem a vantagem da preparação, você tem o tempo de ir se acostumando a comer comidas mais saudáveis aos poucos e limpando seu organismo.


Além de estocar nutrientes para quando engravidar. Inclua nas suas refeições muita fibra e alimentos ricos em cálcio. Evite alguns peixes de águas profundas, pois eles podem acumular mercúrio, substância que fica no organismo por até um ano, sendo prejudicial a gravidas.


Organize sua saúde mental


Com a saúde mental equilibrada tudo tende ser mais fácil. Caso esteja com indícios de depressão, é melhor se tratar antes de engravidar, pois as mudanças hormonais durante a gravidez podem provocar depressão durante e pós-parto. Procure técnicas de meditação e caso isso não funcionar, procure ajuda médica especializada. Tudo isso ajudará a manter uma gravidez tranquila.


Conclusão


Independente de ter sido planejada ou não, a gravidez é um momento mágico para o casal e seus familiares e precisa de uma atenção especial.


A gravidez é um período de transformações, tanto físicas quanto mental, por isso, desenvolvemos um guia com 6 passos rápidos para ter uma gravidez tranquila. Baixe o guia clicando aqui.