Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Exames que avaliam a saúde dos ossos

A osteoporose é uma doença que reduz a massa óssea, tornando os ossos fracos, ocos e extremamente sensíveis. A doença progride lentamente e como não tem sintomas aparentes, somente é descoberta quando ocorre alguma fratura nos ossos. 

Para descobrir a doença antes que ela já esteja em um estágio que cause fraturas no paciente, é necessário realizar exames preventivos. Por isso, desenvolvemos uma lista com os exames que avaliam a saúde dos ossos. 

 

Exames que avaliam os ossos 

Para obter um diagnóstico precoce da doença, pessoas que entram nos fatores de risco devem fazer um check-up para avaliar a saúde dos ossos. 

Entram nos fatores de risco, pessoas com históricos da doença na família, fraturas espontâneas, mulheres acima dos 40 anos ou no período da menopausa, fumantes e consumidores frequentes de álcool. Os exames também são indicados para mulheres acima dos 65 anos e homens a partir dos 70 anos. 

Continue lendo e confira a lista de exames que avaliam a saúde dos ossos e ajudam a diagnosticar precocemente a osteoporose e a osteopenia. 

 

Densitometria óssea 

A densitometria óssea é o principal exame utilizado para detectar precocemente as alterações dos ossos. É o método mais moderno utilizado no tratamento da osteoporose e outras doenças que atingem a saúde dos ossos. 

Com a densitometria óssea é possível analisar o grau da densidade óssea, estimar a resistência óssea e avaliar o risco de futuras fraturas em pacientes com baixa massa óssea. 

Conheça mais detalhes do exame realizado na Digimax clicando aqui. 

 

Raio-X

O raio-x é um exame simples, acessível e comumente é utilizado para analisar se já há fraturas nos ossos. Este exame deve ser realizado juntamente com a densitometria óssea, tanto no diagnóstico da osteoporose como no tratamento. 

Veja mais detalhes sobre o Raio-X da Digimax clicando aqui. 

 

Ultrassom 

Outro método utilizado para avaliar as estruturas do esqueleto é o ultrassom. Este é um exame complementar à densitometria óssea e ajuda no diagnóstico da osteoporose. Além disso, ajuda no tratamento, verificando se há alguma fratura nos ossos. 

 

Exames de sangue 

Para avaliar a saúde dos ossos, também são realizados exames de sangue para avaliar as dosagens de cálcio ionizado, fósforo, vitamina D, PTH, TSH e fosfatasse alcalina. 

 

Conclusão

Como você viu acima, o principal exame que avalia precocemente a osteoporose, ajudando no seu tratamento, é a densitometria óssea. Para saber mais sobre como o exame é realizado ou valores, clique aqui e solicite um contato da Digimax. E lembre-se, consulte sempre seu médico de confiança!  

 


  • Compartilhar