Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Exames necessários para atletas de fim de semana

Como durante a semana o corpo fica inativo por falta de tempo, é comum que os atletas de fim de semana façam um esforço a mais nas atividades, buscando recuperar o tempo perdido. E é exatamente no exagero que o perigo mora.


Os atletas de fim de semana comumente são os que jogam aquele futebolzinho com os amigos ou correm no fim de semana para manter o corpo ativo. Há também aqueles que tem restrições e tem uma recomendação médica para fazer exercícios controlados. Com o esforço excessivo vem os riscos ao coração, como arritmias.


Além disso, o treino exagerado também traz sérios problemas na musculatura, articulações e ossos. Por isso, a importância em fazer exames antes de começar praticar exercícios.


Exames necessários para atletas de fim de semana


Não é só colocar a roupa adequada, pegar o seu tênis e sair correndo por aí. Para evitar riscos à saúde é necessário uma avaliação prévia com um médico e alguns exames para verificar o estado do coração, músculos, articulações e ossos.


Desenvolvemos uma lista com os principais exames necessários para atletas de fim de semana. Continue lendo e confira.


Exames para verificar o estado do coração


O método de deixar o corpo uma semana inteira em repouso atrelado ao esforço intenso do fim de semana faz com que o coração seja um forte candidato a sofrer problemas, principalmente em pessoas com histórico familiar ou que fazem pare de algum grupo de risco.


Isso ocorre porque as isquemias do músculo do coração, arritmias e alterações aparecem principalmente quando o coração é submetido a um esforço maior do que está acostumado.


As arritmias (alterações dos batimentos cardíacos) são as principais causas para as mortes súbitas em atletas de fim de semana. Para avaliar se há alguma alteração ou lesão na área do coração são realizados exames como:


Ultrassonografia de tórax: um dos primeiros exames realizados, complementando o raio-x, a ultrassonografia de tórax é utilizada para verificar com precisão se há alguma alteração no funcionamento das válvulas cardíacas, pois a força da contração ventricular reflete diretamente na frequência cardíaca. Também é utilizado para avaliar se há sopros cardíacos, insuficiência cardíaca, alterações nos vasos e formato do coração.


Raio-x Digital: o raio-x digital comumente é o primeiro exame realizado para avaliar o contorno do coração e da aorta, verificando se há alguma alteração nesta região.


Ressonância magnética: a ressonância magnética da região torácica é utilizada para ver com mais precisão os detalhes do coração e obter um diagnóstico melhor desta área.


Caso você já seja um atleta de fim de semana, fique atento a alguns sintomas enquanto pratica a atividade. Quando realizamos um esforço físico ou mental acima do comum, o infarto dá sinais como palidez, dor torácica com aperto ou pressão do lado esquerdo do peito que pode evoluir para ambos os braços, mal estar, cansaço excessivo e suor geralmente frio.


Se você sente algum destes sintomas, procure um médico da sua confiança.


Exames de sangue


Os exames de sangue também são indispensáveis antes de começar a praticar os esportes de fim de semana e podem diagnosticar alguma alteração que provoca cansaço ou falta de fôlego, como anemia, por exemplo. Confira os exames necessários:


Glicemia: verificar os valores glicêmicos é muito importante para quem já pratica exercícios mais intensos. Um dos principais combustíveis para um atleta é a glicose, durante um exercício intenso a captação de glicose pode aumentar até 20 vezes mais, ou seja, o excesso pode levar a diabetes.


Hemograma completo: muitos atletas de fim de semana sofrem com anemia, causada pelos mais diversos fatores, como, por exemplo, a alimentação regrada associada a um treino intenso. A anemia pode ocasionar um cansaço excessivo durante as atividades, por isso a importância em realizar um hemograma.


Conclusão


Como você viu, os exames são uma parte importante para verificar o real estado de saúde do corpo e se previnir de riscos como a morte súbita. Tem alguma dúvida sobre os exames da Digimax?


Clique aqui e solicite um contato. Confira também o nosso guia com dicas para evitar lesões clicando aqui. 


  • Compartilhar