Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Exames indicados para praticantes de musculação

Que os exercícios físicos ajudam a prevenir inúmeras doenças e fazem bem para a saúde, todos já sabem. Por isso, as academias vêm adquirindo cada vez mais adeptos, assim como, a musculação. 

 

Mas, para aproveitar os benefícios que a musculação traz para a saúde com tranquilidade, sem prejudicá-la, é necessário antes, realizar um checkup para verificar o atual estado da sua saúde. 

 

Desenvolvemos este blog post com os principais exames para você iniciar a prática de musculação. 

 

Cuidados com o coração 

Antes de fazer qualquer atividade física, é necessário avaliar como anda o coração. Esse é um passo importante, pois, pode evitar o desenvolvimento de inúmeros problemas, inclusive riscos à saúde. 

Para avaliar se você pode praticar musculação sem riscos e com tranquilidade, o cardiologista irá fazer alguns exames. Como teste de esforço, eletrocardiograma e ressonância magnética .

 

Com esses exames, é possível fazer uma avaliação se você tem algum problema de saúde ou tipo de restrição para praticar musculação. O ideal é realizar este checkup ao menos uma vez a cada ano. 

 

Perimetria e antropometria 

A perimetria avalia a medida da circunferência de membros como quadril, cintura e abdômen. Analisando a simetria dos membros superiores com os inferiores, para que não prejudique o treinamento. 

 

Já a antropometria é utilizada para avaliar as medidas de peso, estatura, proporções do corpo e composição corporal. Com esses dados, é determinado o índice de massa corporal (IMC). 

 

Densitometria 

densitometria avalia a saúde óssea. Ela é utilizada para evitar futuras fraturas, analisando o estado da estrutura óssea, se há alguma fragilidade e, fazendo uma previsão de possíveis fraturas. 

 

Veja também, dicas para evitar lesões durante os esportes de fim de semana clicando aqui

 

Conclusão 

Como os treinos de musculação exigem bastante do seu corpo, os exames citados acima são necessários para manter a saúde em dia. Tem alguma dúvida sobre algum exame realizado na Digimax? Solicite um contato clicando aqui. 

 


  • Compartilhar