Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Exames de rotina para manter a saúde em dia

Doenças descobertas em estágio inicial aumentam as chances de cura em 90%. Por isso, a melhor forma de manter a saúde em dia são os cuidados preventivos.


Os exames de rotina podem melhorar a qualidade de vida e bem-estar. Muitas vezes deixamos sintomas passarem despercebidos, como aquela dorzinha chata de vez em quando. Mas, por que não viver a vida com mais tranquilidade e leveza?


Por isso, separamos os exames de rotina que podem ajudar a manter a qualidade de vida.


Exames indicados para manter a saúde em dia


Um dos melhores cuidados com a saúde é a realização dos exames de rotina. Além dos hábitos saudáveis e bons genes, o check-up tem um papel fundamental na longevidade. Continue lendo e confira os exames que ajudarão a viver a vida com mais tranquilidade.


Exames cardíacos


As doenças cardiovasculares são umas das principais causas de morte no mundo. Merecem uma atenção especial pessoas que estão em grupos de risco, como diabéticos e hipertensos, ou histórico de infarto familiar.


Outro fator de risco para as doenças cardíacas, são comportamentos e hábitos nocivos, como uma alimentação desregrada, a falta de atividades físicas e o uso excessivo de álcool e tabaco.


Para analisar se a saúde do coração está em dia, são realizados exames, como eletrocardiograma, ecocardiograma e aferir a pressão periodicamente. Desta forma, é possível detectar se há ou não alguma falha ou deformação no órgão. 


Ultrassonografia de tireoide


Os distúrbios da tireoide afetam, principalmente, mulheres depois dos 30 anos, principalmente o hipertireoidismo. A doença apresenta sintomas, como dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, maior sonolência e enfraquecimento das unhas.


Para descobrir o diagnóstico da doença, é realizado um exame de sangue, onde são feitas dosagens dos hormônios tireoidianos. Caso o especialista suspeite da presença de um nódulo, é realizado uma ultrassonografia de tireoide


Densitometria óssea


A osteoporose é uma doença silenciosa e muito agressiva na terceira idade. Pois, uma fratura pode prejudicar totalmente a qualidade de vida do paciente. A osteoporose é uma condição que, com o passar dos anos deixa, principalmente mulheres, com os ossos frágeis e porosos.


A densitometria óssea é o exame responsável por detectar as alterações na densidade mineral óssea (massa óssea), permitindo a máxima precisão dos resultados. Clique aqui e saiba mais sobre o exame.


Exames preventivos para mulheres


O check-up é essencial para prevenir doenças que afetam principalmente mulheres e avaliar as condições da saúde feminina. Estes exames, se realizados com frequência, ajudam em um diagnóstico rápido, atém de combater a doença com mais facilidade.


Entram na lista os exames, como mamografia, papanicolau, autoexame e ultrassom transvaginal.


Cada exame será indicado por um médico quando há suspeita ou se a mulher está no grupo de risco.


Exames preventivos masculinos


Segundo dados do Ministério da Saúde, 31% dos homens não têm hábito de ir no médico. Baseado neste comportamento, a maioria dos homens somente vai ao médico quando seu estado clínico já está complexo.


Os exames de rotina voltados para homens podem combater uma série de doenças, que se diagnosticada precocemente, tem uma maior chance de cura. Entram na lista exames como ultrassom de bolsa escrotal  e ultrassonografia da próstata.


Conclusão


Os exames preventivos são essenciais para manter a saúde em dia! Adote o hábito de realizar o check-up periodicamente. Agende seu exame agora mesmo clicando aqui.