Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Exames de imagem para cada fase de vida da mulher

A saúde é uma preocupação que está presente em todas as fases da vida da mulher. Além de manter uma rotina saudável, com exercícios e uma alimentação adequada, os exames de imagem devem entrar na lista para manter uma vida saudável.


Separamos os principais exames de imagem para cada fase da vida da mulher. Continue lendo e confira.


Mulheres antes dos 20 anos


Antes dos 20 anos é onde começa a vida sexual da mulher. Também, segundo o INCA, é a fase (15 a 29 anos) em que as mulheres têm maior risco de desenvolver câncer de colo de útero.


Para diagnosticar o câncer de colo de útero é necessário um exame de imagem, o ultrassom vaginal. Esse é um dos principais exame para identificar alterações no colo de útero da mulher.


Mulheres dos 20 aos 30 anos


Após a vida sexual da mulher estar completamente ativa são realizados alguns exames de imagem para verificar se está tudo certo com a saúde íntima. Além disso, é a principal fase onde a mulher planeja sua gravidez e tem filhos.


Ultrassom pélvico transvaginal: exame utilizado para avaliar os órgãos e estruturas da regia pélvica. Principalmente, para analisar alterações e lesões dos ovários e útero. Também é utilizado no pré-natal, para verificar a saúde da mãe e do bebê.


Ultrassom de monitoramento de ovulação: este exame é ideal para mulheres que estão planejando a gravidez. Com a ultrassonografia para monitoramento de ovulação é possível identificar o dia mais provável da ovulação.


Ultrassonografias durante a gravidez: são realizados, no mínimo, 4 ultrassonografias durante a gravidez. A primeira para verificar a quantidade de embriões, tempo de gestação e localização da gravidez.


No segundo ultrassom é analisado a anatomia do bebê, risco de doença genética e translucência nucal.


A terceira ultrassonografia, realizada entre 20 e 24 semanas, é feita para analisar o sexo do bebê, o estado da placenta e líquido amniótico, riscos de má formação e de doença genética.


A quarta ultrassom, entre 28 e 32 semanas de gestação, é realizada para verificar o funcionamento e localização da placenta e o desenvolvimento e peso do bebê.


Mulheres dos 30 aos 40 anos


A partir dos 30 anos começam os exames de rotina, principalmente para mulheres com histórico familiar e com alguma predisposição, por exemplo, fumantes.


A Mamografia Digital  é indicada a partir dos 35 anos para mulheres com histórico familiar e a partir dos 40 anos para as demais. O exame é realizado para detectar nódulos mamários e prevenção do câncer de mama.


Com 30 anos também é indicada uma ultrassonografia de tiroide, para identificar se há alguma lesão ou alteração na região. Para as mulheres que fumam, a partir dos 30 anos é indicado realizar um exame anual de raio-x de tórax, para verificar o estado dos pulmões.


Mulheres após os 40 anos


A partir dos 40 anos, além dos já realizados, é necessário incluir alguns exames na lista. É nesta faixa etária que há maior incidência de câncer de intestino, para identificar a presença de alterações na região é necessário fazer o exame de Ultrassonografia com Doppler Colorido de Abdome Total.


Também, é um período onde as mulheres passam por muitas mudanças hormonais, por isso, é necessário realizar uma ultrassonografia pélvica transvaginal. O exame é utilizado para avaliar o estado dos ovários e detectar a presença de cistos, miomas, pólipos e endometriose.


Com as alterações hormonais também aumentam os riscos da mulher ter algum problema cardíaco, para avaliar a região são realizados um raio-x digital e uma ressonância magnética


Com a menopausa aumentam as preocupações com a osteoporose. Para isso, é realizado o exame de densitometria óssea, avaliando a massa óssea e a predisposição para fratura.


Conclusão


Agora você conhece os principais exames de imagem para cada fase de vida da mulher. Agende seu exame na Digimax clicando aqui.

Veja 5 dicas para manter a saúde em dia clicando aqui.