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Dor nas costas: como evitar?

Todo mundo já teve ou conhece alguém que teve. A dor na coluna, também conhecida como ''dor nas costas'' está entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

Hábitos errados no dia a dia, como a falta de exercícios físicos, permanecer na mesma posição por muito tempo ou a má postura geram desconforto e problemas à saúde.

Além disso, a dor lombar não escolhe faixa etária. Ela atinge de crianças a idosos, independente da idade, e, em muitos casos, ocorre pelo erro postural, por isso, é importante ficar atento aos sinais do seu corpo.

Continue lendo e confira algumas dicas:


Postura adequada representa mais saúde

A forma como você caminha, senta e dirige ou até mesmo como olha o celular tem impacto significativo na saúde da sua coluna. Ao ficar em pé, por exemplo, tente não dobrar as costas e mantenha a postura reta, assim, o peso se mantém melhor na coluna vertebral.

Um corpo saudável também depende de uma boa postura. Quando a posição não é a correta, além de gerar desconforto físico e estético, pode desenvolver problemas em órgãos como pulmões, rins e estômago.


Faça exercícios físicos

Separe alguns minutos do seu dia para praticar exercícios e atividades que melhorem a postura. Lembre-se de alongar e exercitar ombros, pescoço e as costas, mas aumente a intensidade dos exercícios gradativamente.

A musculação, por exemplo, quando feita de forma incorreta, causa distensão nos músculos da coluna, por isso, faça sempre com a supervisão de um profissional.


Organize seu local de trabalho

É muito comum passar seis, oito horas ou mais em frente ao computador. O cansaço e a má postura fazem com que surjam as indesejadas dores musculares.

Para evitar ou minimizar esse problema, sente-se mantendo a coluna reta, o quadril e joelhos dobrados em ângulo de 90 graus.

Evite ficar muito tempo sentado, faça pausas e alongamentos, vá ao banheiro e tome água. Atitudes simples que contribuem para o bem-estar e uma vida sem dor.


Atenção ao carregar peso e lesionar a sua coluna

Uma das principais causas da dor na coluna está em carregar excesso de peso ou de forma errada. Bolsas, mochilas, compras em supermercados, quando carregados por um longo período, sobrecarregam a coluna ocasionando lesões.

Uma outra dica é: quando for carregar peso opte por mochilas. Devido às duas alças o peso é distribuído em sua coluna e não força apenas um lado.

Mas, sempre que puder, evite objetos e pesos desnecessários.


Escolha um colchão adequado

Passamos muitas horas dormindo. Para que o descanso seja confortável e relaxante, é preciso um colchão adequado e ideal para o seu peso.

Caso o seu colchão esteja velho, é hora de trocar para evitar as dores musculares. Lembre-se, a qualidade do sono impacta diretamente no seu dia a dia.


Coluna sem dor é mais qualidade de vida

Como você leu, atitudes simples e mudanças de hábitos contribuem para evitar o desconforto lombar.

Sempre que perceber qualquer alteração, evite a automedicação e procure seu médico.

Para saber mais sobre a lombalgia e o seu diagnóstico, clique aqui e confira o conteúdo que preparamos para você.


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