Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Dicas para prevenir o câncer de mama

Mudando alguns pontos simples na rotina é possível se proteger do câncer de mama. Além de reduzir os impactos da doença no corpo e auxiliar no tratamento. Por isso, desenvolvemos uma lista com os hábitos saudáveis que ajudam a combater o câncer. Continue lendo e confira. 

 

Mantenha o peso sob controle

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a obesidade e o sobrepeso na pós-menopausa. O excesso de gordura corporal nesta fase da mulher provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico, que estimula a formação e desenvolvimento das células cancerosas. 


Para reduzir as chances de desenvolver o câncer de mama, a dica é manter o peso sob controle. Para isso, mantenha uma alimentação saudável e faça atividades físicas regularmente. 

 

Faça atividades físicas

O sedentarismo é um dos fatores que estimula o desenvolvimento do câncer de mama. As atividades físicas ajudam no equilíbrio dos níveis de hormônios como o estrogênio. Altos níveis deste hormônio auxiliam no desenvolvimento da doença.

 

Para evitar o sedentarismo, mude alguns hábitos simples do dia a dia. Por exemplo, ao invés de subir de elevadores, vá de escada. Faça o trajeto até o trabalho ou amigos a pé. 


A prática de exercícios regulares auxilia no combate da doença. É recomendado ao menos 30 minutos por dia. Com isso, já é possível melhorar a saúde e prevenir o câncer de mama. 

 

Inclua alimentos saudáveis no cardápio

Manter uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive, no combate ao câncer de mama. Alguns alimentos ajudam a proteger as células contra o câncer e a destruir as células cancerígenas, como frutas, legumes e verduras. 


O brócolis, por exemplo, é um ótimo aliado no combate do câncer de mama. Ele tem a capacidade de destruir as células com câncer e proteger as normais. Outros alimentos, como a cenoura, framboesa e amora, ajudam a retardar o desenvolvimento da doença. 


Mais saudável ainda, é incluir no cardápio frutas, verduras e legumes orgânicos. Café também é indicado para auxiliar na proteção do câncer de mama. O indicado é tomar cinco xícaras por dia, mas é necessário cuidado com excesso, principalmente se você tiver hipertensão. 

 

Cuidado com o estresse

Estudos apontam que mulheres com uma vida agitada e estressante têm o dobro de chances de desenvolver o câncer de mama. Com a rotina atribulada que vivemos atualmente, sabemos que fica difícil não se estressar. 


Para combater o estresse, faça exercícios, utilize técnicas que relaxam e mantém em equilíbrio o corpo e a mente, como meditação e ioga. 

 

Faça exames regularmente

É importante incluir na rotina saudável os exames que ajudam a identificar o câncer de mama. Faça o autoexame e a mamografia digital anualmente e previna-se. 


  • Compartilhar