Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Cuidados que grávidas devem ter durante o verão

Manter o bem-estar na gravidez durante o período mais quente do ano pode ser um desafio para a mamãe. Afinal, este é uma fase em que o metabolismo acelera para levar os nutrientes ao bebê, consequentemente, o calor aumenta naturalmente para as mulheres.


Além disso, é nesta época que a pressão arterial da mulher fica mais baixa, com as altas na temperatura, a pressão tende a cair ainda mais. É aí que aparecem as tonturas e até desmaios.


Cuidados que grávidas devem ter durante o verão


As situações acima são apenas alguns dos desafios enfrentados na gravidez durante o verão. Por isso, separamos algumas dicas que lhe ajudarão a enfrentar este período com tranquilidade e bem-estar. Continue lendo e confira.


Mantenha-se hidratada


O consumo de água trás inúmeros benefícios para as gestantes, por isso, é um dos principais cuidados que a grávida deve ter durante o verão. Além disso, manter-se hidratada evita muitos dos desafios enfrentados durante o verão.


A água ajuda a evitar sintomas como tontura, desmaios e cansaço excessivo, causados pela baixa na pressão arterial. Evita também, aquela dorzinha chata causada por hidratação.


Com a alta nas temperaturas, há um aumento natural na transpiração e, consequentemente, a perda de líquidos também é maior. Para manter os níveis adequados do líquido amniótico, essencial para a saúde do bebê, a grávida precisa ingerir muita água.


Ingerir muitos líquidos também ajuda a evitar o inchaço nas pernas e pés, comum nas grávidas devido a retenção de líquidos. A água ajuda a melhorar a circulação sanguínea, melhorando o processo diurético.


Proteja-se do sol


O aumento hormonal durante a gravidez ajuda a potencializar a produção de melanina, pigmento que ajuda na produção de manchas, principalmente no rosto.


Conhecidas como melasma, quando adquiridas são de difícil remoção. A melhor forma é a prevenção! Utilize protetor solar e reaplique ao longo do dia. Além disso, faça uso de chapéus para evitar o contato com os raios solares.


O ideal é se expor ao sol, especialmente no verão, entre às 10h e 16h.


Mantenha uma alimentação balanceada


A sua alimentação tem um impacto direto na saúde do bebê, daí a importância em manter um cuidado especial. Durante o verão o cuidado com o cardápio deve ser redobrado.


É necessário que as futuras mamães evitem alimentos muito gordurosos e pratos pesados. O ideal é incluir alimentos leves e balanceados, como verduras e frutas, que ajudam na digestão e hidratação. Opte por carnes magras, como frango grelhado, acompanhado por saladas.


Dê preferência a frutas com grande concentração de líquido, como melancia e melão. Não se esqueça de manter na dieta alimentos que tenham os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. As substâncias necessárias devem conter: cálcio, ácido fólico, magnésio, ferro, entre outros.


Dicas extras:


Faça atividades físicas com moderação;


Mantenha a pele hidratada;


Escolha roupas leves;


Não tome banhos muito quentes;


Tenha uma boa noite de sono;


Cuidado com alimentos fora de casa.


  • Compartilhar