Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

A importância do Novembro Azul

O Novembro Azul coloca em foco a saúde do homem. Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Além do câncer de próstata, a campanha do Novembro Azul serve de alerta para o câncer de pulmão, depressão e doenças crônicas, como diabetes, que tem seu dia marcado em 14 de novembro. 

 

Como nasceu o Novembro Azul?

O Novembro Azul teve seu início em 2003, quando um grupo de amigos criou a fundação Movember, o nome vem da junção das palavras moustache e november (bigode e novembro, em inglês). 

O Novembro Azul surgiu para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, em especial, a prevenção de doenças, como o câncer de próstata. 

No Movember, os grupos de amigos se barbeiam todo início de mês de novembro e deixam o bigode crescer. Uma forma de apoiar a arrecadação de fundos para pesquisas sobre doenças que ameaçam a saúde masculina. É, por isso, que o azul e o bigode são símbolos da campanha. 

 

Qual a importância do Novembro Azul?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. 

A saúde da próstata e o exame de prevenção ainda é um tabu para os homens, por isso, a importância de conscientizar a população masculina. Atualmente, para prevenção do câncer de próstata é realizado anualmente um exame de sangue. Caso seja detectada alguma alteração, então é realizado o toque retal.

Apesar de a doença ser grave, se diagnosticada precocemente, as chances de cura aumentam. 

 

O câncer de próstata

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade. Isso acontece porque cerca de 75% dos casos registrados no mundo são em homens acima de 65 anos. Um dos motivos é pelo fato de alguns desses tumores terem um desenvolvimento lento, levando ate 15 anos para atingir 1 cm. 

Como o câncer de próstata tem uma evolução lenta, os sintomas são silenciosos no início da doença, podendo somente se manifestar em estágios mais avançados. Alguns sintomas são dificuldade em urinar, mudanças na frequência urinária e diminuição do jato de urina. 

 

Conclusão

Com você viu, a campanha do Novembro Azul tem uma grande importância na conscientização de doenças como o câncer de próstata. Por isso, faça seus exames regularmente e proteja-se.

 


  • Compartilhar