Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

7 dúvidas de mães de primeira viagem

Ser mãe é um desafio. Criar um bebê é uma aventura sem roteiro ou manuais de instruções. Já bateu um desespero quando o bebê nasceu, com as famosas dúvidas de mãe de primeira viagem? É mais comum do que você imagina. 


Talvez você já passou horas em buscadores como Google pesquisando suas dúvidas, procurando uma fonte de informação e saber de verdade o que está acontecendo.


Por isso produzimos esse texto, com uma dezena de dúvidas de mães de primeira viagem e as repostas de cada uma. Boa leitura!


1. Quando sei que o bebê está com febre?

O estado de febre é quando a temperatura do seu filho está acima de 37,5°C. Apesar disso, muitas mães exageram (e muito!) nos casacos, agasalhos e cobertores, nesse caso, a temperatura vai ser alterada. 


2. Por que o bebê está chorando?

Essa é uma dúvida muito comum, mas com muitas respostas possíveis. Fome, cólica e o período de adaptação ao mundo aqui fora fazem parte dos principais motivos do choro. Além disso, um ambiente muito agitado pode fazer com que seu filho não consiga descansar ou ter tranquilidade, aí, naturalmente, o choro é mais frequente. 


3. Bebê está frio. O que pode ser?

A resposta é óbvia: frio. Quando a temperatura corporal chegou a menos do 36°C, ocorre a hipotermia, falando em termos médicos. A solução é agasalhar o bebê com moderação, esperar algum tempo e medir a temperatura novamente. Normalmente resolve.


4. Qual a melhor posição para um bebê dormir?

A posição mais segura para a hora do soninho é de barriga para cima, pelo menos até o sexto mês de vida. Isso porque reduz a chance de morte súbita em até 70%.


5. Como carregar um bebê?

Para bebês que estão mais firmes, use o canguru ou sling. Até os seis meses, a posição para carregá-lo é com o rosto virado para o adulto. Depois disso, pode deixar a criança voltada para o outro lado.


6. Quando o bebê pode comer?

Até o seis meses de idade, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno. É o alimento mais completo que ele poderá consumir, acredite. Depois desse período, comece a alimentá-lo com frutas amassadas ou trituradas.


7. Quando preciso levar o bebê ao pediatra?

No primeiro ano de vida, todos os meses. O acompanhamento deve ser trimestral com dois anos e a cada seis meses dos 3 aos 7.


Mães de primeira viagem têm dúvidas. É normal.

Viu só, é normal ter dúvidas, principalmente se você é uma mãe de primeira viagem. Afinal, o sistema imunológico do bebê é sensível e os papais ainda precisam aprender a interpretar os sinais. 


Gostou do conteúdo? Fique ligado em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!


  • Compartilhar